Procedimentos de leitura D1 - Localizar informações explícitas em um texto D3 - Inferir o sentido de uma palavra ou expressão D4 - Inferir uma informação implícita em um texto D6 - Identificar o tema de um texto D11 - Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato
Implicações do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto D5 - Interpretar texto com o auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.) D9 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
Relação entre textos D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido
Coerência e coesão no processamento do texto D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto D7 - Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa D8 - Estabelecer relação causa e consequência entre partes e elementos do texto D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. Relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido
D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados D14 - Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações Variação linguística
D10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto |
Nenhum comentário:
Postar um comentário